Enquanto todo mundo está falando, com razão, da grandeza da organização dos Jogos do Rio, das delegações chegando, da mega-estrutura montada para acolher a todo no Rio de Janeiro, eu fico emocionada de ver a riqueza da costura presente no evento, principalmente nos trajes da cerimônia de abertura.

Cerimônia de abertura

Calma, eu explico.

Mais de 10 mil atletas vão participar dessa edição dos Jogos. Cada atleta recebe um traje especial da delegação para a entrada na cerimônia de abertura. Esse traje é assinado por grandes estilistas e equipes de costureiras executam o projeto com a maestria que o evento pede. Se cada conjunto precisa de pelo menos 1 hora para ser executado, são pelo menos 10 mil horas de trabalho para colocar as peças lá no evento, sem contar o planejamento, logística e possíveis ajustes. Olha só alguns exemplos:

Traje da delegação americana

Traje da delegação americana e skecths

Delegação americana e skecths (Foto: Reprodução)

O traje da delegação americana foi criado por nada menos que a Ralph Lauren. Além do charme das peças, existe uma grande inovação na jaqueta do atleta que carrega a bandeira americana: as letras U S A ficarão iluminados quando ele entrar no Maracanã. Impressionante!

Ryan Lochte, porta-bandeira da delegação americana.

Ryan Lochte, porta-bandeira da delegação americana. (Foto: Reprodução)

Vídeo que explica como funciona a jaqueta iluminada. (Em inglês)

Vídeo que explica o conceito do uniforme da delegação americana. (Em inglês)

Traje da delegação canadense

Não vimos muita inovação nos trajes em geral, a não ser no traje da delegação Canadense. É moderno, tem um corte arrojado e a parte de trás mostra um corte inusitado. Parece que saiu de uma Fashion Week direto para a cerimônia de abertura. Esse traje concorre à medalha de ouro de melhor look. 😉

Traje da delegação canadense

O surpreendente traje da delegação canadense.

Trajes da delegação francesa

E adivinha quem desenhou o traje da delegação francesa? A Lacoste! Que lindo que ficou. Ele tem a elegância que a ocasião pede, mas é arrojado e diversificado. A criatividade ganhou espaço e a França está muito bem representada nessa cerimônia.

Traje da delegação francesa

Dançarinos na apresentação do traje da delegação francesa. (Foto: Reprodução)

Traje da delegação francesa

Manequins exibindo variações do traje da delegação francesa. (Foto: Reprodução)

Traje da delegação francesa

Dançarinos na apresentação do traje da delegação francesa. (Foto: Reprodução)

Traje da delegação francesa

Manequins com variações do traje da delegação francesa. (Foto: Reprodução)

Traje da delegação cubana

Traje da delegação cubana

Delegação Cubana com o traje nonperformance criado por Christian Louboutin. (Foto: Reprodução)

A delegação cubana aparece muito elegante com seus trajes nonperformance assinadas por Christian Louboutin. A elegância das peças, com um toque despojado dos atletas, combina num look autêntico e original que destaca a personalidade dos atletas cubanos.

Traje da delegação brasileira

Traje da delegação brasileira

Apresentação do traje da delegação brasileira pela C&A. (Foto: Reprodução)

A delegação brasileira tem seu traje apresentado pela C&A. Apresenta um casaco sóbrio com detalhes coloridos, principalmente no vestido das mulheres. O chapéu completa o look que tem uma vibe turista. É elegante, prático e aparentemente confortável.

Traje da delegação australiana

Então, a Austrália vem tendo azar desde que chegou ao Rio. O motivo pode ser esse traje aqui. 😛

Traje da delegação australiana

Traje de gosto questionável da delegação australiana. (Foto: Reprodução)

Traje da delegação sul-coreana

Traje da delegação coreana

Traje anti-mosquito da Coréia do Sul. (Foto: Reprodução)

O traje da Coréia do Sul não teria nada demais se não fosse por um detalhe: ele utiliza uma tecnologia ANTI-MOSQUITO! Sim! A preocupação com o Zica é tanta que eles desenvolveram um jeito de dar uma proteção a mais para os seus atletas, atuando diretamente na roupa que vão usar fora das competições.


Imagine todo o trabalho para fazer esses trajes, sem contar as fantasias para as performances da abertura, sem contar os uniformes e trajes dos atletas que vão competir, sem contar os uniformes dos voluntários que estão colaborando com o evento.

Definitivamente, as olimpíadas são um grande evento da costura mundial. Quando a abertura e o encerramento acontecerem, convido vocês para apreciarmos juntos essa obra-prima da costura mundial.